Guia Michelin 2022, 2023, 2024

Restaurante Revelação Boa Cama Boa Mesa 2020

No Plano, a natureza define-nos. É ao seu ritmo que nos movemos, respeitando os seus ciclos, o que ela nos oferece e quem dedica os seus dias a resgatar da terra e do mar a substância que nos alimenta. Acreditamos na perfeição das pequenas coisas, dos pequenos produtores, dos legumes tortos, dos ingredientes quase esquecidos. Acreditamos na magia dos artesãos, das louças imperfeitamente perfeitas, das peças que trazem, em si, um pouco de quem as molda. Acreditamos nas histórias que cada elemento da nossa mesa conta. Tentamos, todos os dias, prestar a nossa homenagem ao mundo, desfrutar dele, partilhá-lo. Devolver à terra a generosidade com que nos brinda. E brindar à vida sem rodeios.

Ao ar livre, no jardim que nos serve de abrigo nos dias mais quentes, entre o aroma das laranjeiras e o calor do fogo, nas duas salas interiores de decoração minimalista e tons térreos ou na sala privada criada no espaço da antiga cisterna, procuramos receber todos os que chegam como se chegassem a nossa casa. Uma casa conduzida pelo chef Vítor Adão e por uma equipa jovem mas comprometida com o que faz, apaixonada pela missão de reunir o melhor de Portugal nos pratos e nos copos e partilhá-lo com o mundo. Bem-vindos ao Plano do chef Vítor Adão.


Esplanada no jardim | Salas interiores | Sala privada | Bar de cocktails

Screenshot 2019-08-16 19.36.03 2 2.png

CHEF VÍTOR ADÃO

Nascido numa pequena aldeia de Chaves, em 1990, as primeiras lembranças gastronómicas de Vítor Adão são das tainadas em torno de mesas cheias, no final dos dias de trabalho na terra, que se prolongavam noite dentro, com copos sempre cheios e pratos a aparecer na mesa, em casas com portas inevitavelmente abertas. A comida - que os vizinhos e a família cultivavam, colhiam e depois comiam juntos - foi sempre sinónimo de partilha. Foi com os mais velhos que viu os primeiros enchidos serem feitos, que ouviu rezar sobre a massa da tradicional “Bola de Chaves”, que aprendeu a respeitar o produto. Das tachos que queimava e escondia debaixo da cama, passou a frequentar a escola de cozinha José Ribeirinho Machado, em Vilarandelo, aos 14 anos. A partir daí, foi para a Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela, onde mais tarde viria a dar aulas. Passou algum tempo nas cozinhas do DOC e DOP, estagiou no Ocean e Vila Joya, e fez uma passagem pelo 45 Park Lane, em Londres, do chef Wolfgang Puck. Entre 2016 e 2018, foi chef executivo do grupo 100 Maneiras. Mais tarde, tornou-se consultor na Quinta do Arneiro e, em 2019, abriu o popular pop-up Izakaya Tokkuri, no Bairro Alto, em Lisboa, entretanto fechado, tornando-se ainda, no mesmo ano, curador da rede Tabernas do Alto Tâmega. Em Agosto de 2019, abriu o seu primeiro restaurante em nome próprio: Plano. Na sua cozinha, destaca-se o respeito pela tradição, pela terra, pelos produtos e pela origem, conjugado com uma abordagem contemporânea e muito pessoal.